Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Terça-feira, 3 de Maio de 2022

Mensagem do Governador PAULO MARTINS - Maio 2022

a1.bmp

Caras Companheiras e Caros Companheiros,

 

Maio é o mês que Rotary dedica a “ Juventude / Novas Gerações ”, mas é também o mês da nossa 76ª Conferencia Rotária do Distrito 1960, de 6 a 8 de maio, com o tema “TRANSFORMAR, CRESCER, SERVIR“, no Hotel Vila Galé Sintra, e organização do Rotary Clube de Sintra.

 

Tudo a postos para saborearmos esta magnifica oportunidade de voltarmos ao convívio presencial numa Conferência Distrital, com um vasto Programa que envio agora na versão final. O Representante do Presidente Shekhar Mehta na nossa Conferencia será o Companheiro PGDI 1970 – Sérgio Almeida, que saudamos e damos as boas vindas.

 

Temos na nossa Conferência 3 Oradores de excelência – o Professor Ricardo Fortes da Costa que abordará o tema “Transformar Pessoas e Equipas: um Desafio Inter-Geracional; o Professor Carlos Farinha Rodrigues que abordará o tema “Novos desafios da Pobreza em Portugal“; e a Dra. Isabel Jonet que abordará o tema “Como pode a tecnologia permitir Servir, preservando o Amor“ .

 

Vamos partilhar ideias e projetos de ação dando voz às Comissões Distritais neste propósito tão nobre que a todos mobiliza de “ Servir para Transformar Vidas “ . Em Equipa plantaremos o Jardim Paul Harris, com 23 árvores, tantas como os Governadores Assistentes, cada um com o Grupo de Clubes que coordena. Será um ponto alto do Projeto Distrital na área do Ambiente “Árvore – Eterna Companheira“ no qual os Clubes foram desafiados a plantar na sua comunidade um número de árvores igual ao número de sócios do Clube, em parceria com as Autarquias e as Escolas. Não se esqueçam de trazer um pouco de terra da vossa região. Vamos deixar uma placa evocativa com o nome dos 71 Clubes Rotários do nosso Distrito. Num ambiente de forte Companheirismo vamos ter ainda a oportunidade de afirmar a nossa Cultura, em várias expressões como a música, a literatura, a pintura!

 

Obrigado às Companheiras e aos Companheiros, de todos os cantos do nosso Distrito, que vão dizer presente na nossa Conferência. Muito do seu sucesso passa pela vossa entusiástica participação. Uma saudação especial à magnifica Equipa Organizadora do RC Sintra liderada pelo Companheiro Álvaro Ribeiro, pelo fantástico trabalho que vem realizando para tornar possível este grande Evento Distrital. Uma palavra de apreço também para o Chairman da Conferência – Companheiro PGD José Carlos Estorninho pelo apoio sempre entusiástico e inspirador.

 

Rotary dedica o mês de Maio à Juventude / Novas Gerações, na afirmação do seu valor no presente e futuro da Humanidade e também de Rotary. O que podemos nós rotárias e rotários fazer com e para os Jovens? Como podem eles enriquecer a nossa Família Rotária e assim ajudarem na construção de um Mundo melhor, com mais Paz e Compreensão Mundial, tão necessária sempre e ainda mais na conjuntura em que vivemos?

 

Falar de Juventude em Rotary, é falar dos jovens que integram os Clubes Interact criados desde 1962 ( 12 aos 18 anos ) e dos Clubes Rotaract criados desde 1968 ( a partir dos 18 anos, num modelo que está a ser alavancado como sabemos ). É cuidar também dos nossos jovens estudantes Bolseiros e Premiados Escolares de Mérito, muitos com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa, dos jovens participantes nos RYLA ( Rotary Youth Leadership Award ), nos Jovens que participam em Campos de Férias e Intercâmbios Internacionais por esse mundo rotário fora, dos Jovens com Bolsas de Estudo de Pós Graduação numa das 7 áreas de enfoque de Rotary, com apoio da The Rotary Foundation, incluindo os Bolseiros de Rotary pela Paz.

 

Rotary continua a apostar de forma contínua e sustentável na Juventude, na sua formação e desenvolvimento, um forte investimento no presente e futuro da Humanidade. Todos estes jovens tornam-se Alumni e não devem perder o contacto com Rotary, cabe a cada Clube assegurar esse propósito. Teremos novidade em Maio sobre Alumni, está previsto um Evento em Tomar no ultimo fim de semana do mês, estejam atentos às informações.

 

De 9 a 12 de Abril, Almada foi palco do RYLA – Rotary Youth Leadership Award, organizado pelos Rotary, Rotaract e Interact Clubs de Almada com o tema “ Pensar o Presente, Preparar o Futuro “ que contou com a participação de 15 Jovens propostos por diversos Clube Rotários que saúdo - Algés, Almada, Almeirim, Barreiro, Loulé, Oeiras, Quinta do Conde, Sesimbra, e ainda a presença de Rotaractistas e Interactistas de Almada.

 

Parabéns aos clubes de Almada nas pessoas dos seus Presidentes Companheiros Augusto Silva, Tiago Matos e Filipa Dinis pela excelente organização, ao Companheiro Jorge Lucas Coelho – Presidente da Comissão 3 Distrital de Juventude pela dinâmica coordenação e apoio e aos jovens Rylistas pela entusiástica participação.

 

Uma saudação de muito apreço para o RC Sintra que organizou também um RYLA, para a época das férias da Páscoa, contudo por ter tido um reduzido número de inscrições acabou por não se realizar, algo que deve merecer a reflexão de todos os clubes. Não podemos desperdiçar estas oportunidades de “Servir para Transformar Vidas“.

 

Contamos ter mais um RYLA em Junho, organizado pelo RC LisboaEstrela, cujas inscrições já estão abertas. Aproveitem e invistam uma vez mais nos Jovens !

 

Évora voltou a ser palco de um grande evento rotário, de 24 a 26 de Abril com as Conferências Rotaract e Interact 2022 do D1960, num ambiente de grande entusiasmo, partilha de ideias e muito companheirismo e amizade. Contaram com uma boa participação de Rotaractistas e Interactistas do nosso distrito e também do D1970 e ainda de várias Companheiras e Companheiros Rotários. Parabéns as Equipas Rotaract e Interact pela organização, que saúdo na pessoa dos Representantes Rotaract – Inês Grego Oliveira e Interact – André Carvalho.

 

O mês de Abril terminou em festa com a entrega do Certificado de Constituição ao Interact Clube de Loures, com 20 jovens interactistas, é o 4º Clube Interact a ser formado este ano rotário, depois de Ponta Delgada, Tomar -Cidade e Almeirim. Parabéns ao Clube Padrinho – RC Loures na pessoa da sua Presidente Companheira Nilza de Assis e do Conselheiro para a juventude, Companheiro DGI David Valente. Um obrigado ao Companheiro Jorge Lucas Coelho por toda a motivação e apoio nestas iniciativas. Assim, este ano, reforçamos a força do Interact no D1960 com a entrada, até agora, de cerca de 100 jovens, elevando para 152 o número de jovens da nossa bela Equipa Interact. Parabéns também ao Companheiro André Carvalho – Representante Interact D1960.

 

A 18 de Abril realizámos, via Zoom, mais uma sessão aberta aos clubes, sobre o Projeto associado ao PRR “ Inovar para Servir e Transformar” na qual a Equipa Coordenadora, que felicito pelo trabalho realizado, apresentou o ponto de situação do Projeto e próximos passos, apelando à mobilização dos Clubes para, em equipa, podermos apoiar as Instituições de cada comunidade nas candidaturas a apoios no quadro do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, certamente em articulação com as Autarquias e assim também desta forma ajudarmos a Transformar Vidas de uma forma positiva.

 

Uma nota de apreço para a realização a 6 de Abril de mais um Workshop Digital sobre a temática da FRAD – Frente Rotária Anti Diabetes, com novidades muito relevantes partilhadas com os Clubes do D1960 e D1970 para juntos e envolvendo Autarquias, Escolas e Instituições Locais, podermos no âmbito da prevenção e sensibilização mitigarmos o risco de uma doença galopante como a Diabetes – Tipo 2. Parabéns à Comissão D1960 de Serviços a Comunidade liderada pela Companheira Isabel Rosmaninho e respetiva Sub-Comissão que saúdo nas pessoas dos Companheiros Rui Campos e Fernando Medeiros de Sousa.

 

Abril foi ainda tempo para dar continuidade ao programa de reuniões digitais na área da The Rotary Foundation, lideradas pela PGD Mara Duarte na qualidade de Presidente da Comissão Distrital da The Rotary Foundation e sua Equipa com os Grupos de Clubes Rotários e respetivos Governadores Assistentes, para aprofundar o conhecimento e sensibilizar os Clubes para a importância das contribuições para a The Rotary Foundation e financiamento de Projetos. Ainda no âmbito da The Rotary Foundation os 2 Distritos Portugueses reuniram com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, com quem celebraram recentemente um Protocolo de Cooperação, a fim de serem estruturados 2 Projetos de Subsídios similares, um por cada distrito, no quadro do Fundo de Catástrofes da TRF para apoiar os Refugiados da Ucrânia em Portugal, assunto que está em curso com a coordenação no D1960 pela nossa Companheira PGD Mara Duarte, assim com a participação do nosso Distrito num Subsidio Global a nível Ibérico na mesma área, envolvendo os 2 Distritos de Portugal e os 3 Distritos de Espanha.

 

Persiste a trágica guerra na Guerra na Ucrânia e a par dos Rotários em todo o Mundo, no D1960 continuamos a dar uma forte resposta solidária, quer na obtenção de bens e recursos financeiros, organizando eventos solidários, quer no acolhimento e integração de refugiados, em estreita articulação com a PAR – Plataforma de Apoio aos Refugiados, com o apoio da Equipa Interdistrital D1960 / D1970 de coordenação e agora reforçado com uma parceria também com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias. Temos já neste domínio várias histórias bem comoventes e de sucesso, em que a nossa ação está a fazer a diferença na vida dos refugiados. Continuemos este nosso trabalho sustentável com o envolvimento dos Clubes e dos seus sócios !

 

No Plano Internacional registámos em Abril 2 eventos relevantes:

 

1) Criação da CIP Portugal – Belux , que no passado foi uma realidade muito dinâmica e que se pretende venha a ser de novo no futuro próximo, reforçando os laços entre os Rotários de Portugal e os Rotarios da Bélgica e Luxemburgo;

2) Reunião Ibérica em Madrid em 29 e 30 de abril, sobre a Imagem Pública de Rotary, liderada pelo Coordenador Ibérico - Zona 20C - de Imagem Pública – PGD Sergio Almeida, envolvendo as Equipas dos 5 Distritos, em que o D1960 esteve representado pelos Companheiros DG Paulo Martins, DGE Vitor Cordeiro e Jorge Lucas Coelho – Presidente da Comissão Distrital de Comunicação e Imagem Pública. Oportunidade para troca de ideias e aprofundar o contacto interpessoal, em que apresentámos o trabalho desenvolvido este ano rotário e o plano de ação para 2022-2023, integrado no Plano Estratégico do nosso D1960.

 

Estamos a entrar nos últimos 2 meses deste ano rotário. É tempo de os Clubes ultimarem as suas realizações, implementando os seus Planos de Ação e preparar o próximo ano, numa passagem de testemunho que deve assentar em princípios de continuidade e sustentabilidade. Cada Clube deve avaliar qual o grau de cumprimento das Metas que estabeleceu no início do ano rotário, procurar atingir e até superar essas Metas e registar esse grau de cumprimento no Site RI - Rotary Clube Central. Se necessário para tal peçam ajuda ao Governador Assistente.

 

Continuemos o trabalho em Equipa, com Ação e Paixão, cumprindo Rotary, a “Servir para Transformar Vidas”. E que a Paz volte depressa a aquecer a Humanidade e os nossos Corações.

Saudações Rotárias e um abraço,

Paulo Martins
Governador D1960 - 2021-2022

 

publicado por RC Torres Vedras às 10:07
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Março 2024

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Lema Presidencial 2023-24

 

aaaaa.jpg

Posts recentes

Semana Mundial de Rotarac...

Noite de Poesia no Rotary...

Visita profissional à Cen...

Centros Rotary pela Paz

Dia Internacional das Mul...

Feliz dia das mulheres

O Jornal Badaladas public...

Água limpa e saneamento

Entrega de Bolsas Escolar...

Atividades do Rotary de T...

Revista Portugal Rotário ...

Seminário Formação Rotári...

Março - Mensagem da Presi...

Março - Mensagem do Presi...

Revista Rotary Brasil - E...

Relatório de Fevereiro do...

Março Mês da Água, Saneam...

Formação Rotária para um...

Pessoas em Ação: Campeões...

119º ANIVERSÁRIO DE ROTAR...

Feliz Aniversário ROTARY

119 anos do Rotary Inter...

Proteção do Meio Ambiente

Rotary People of Action

Dia Internacional da Mulh...

Rotary : Quantos Somos - ...

Junte-se ao ROTARY

Rotary e as Nações Unidas

Cursos para novos membros...

Conferência Presidencial ...

Acontecimentos relevantes...

Jantar Palestra - Convite

119º aniversário de Rotar...

Junte-se ao ROTARY

Formação Quadro Social

Intercâmbio de Serviços à...

Histórias da História do ...

Aniversário do Rotary

Os primeiros quatro rotár...

Rotários em ação mundo af...

FORMAÇÃO ROTÁRIA PARA UMA...

Rotary Brasil - Edição de...

Bolsa Rotary pela Paz

Portugal Rotário - Edição...

O Jornal Badaladas public...

Fevereiro: Consolidação ...

Relatório de Janeiro do b...

Fevereiro - Mensagem da P...

Fevereiro - Mensagem do P...

Atividades do Rotary de T...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 2024/2025

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: