Muitos de vocês se lembram do desafio que fiz aos Rotary Clubs quando fui presidente do RI em 2017-18: o plantio de uma árvore por associado em prol do meio ambiente. Com a sua colaboração, estimamos que mais de 4 milhões de árvores tenham sido plantadas em nome do Rotary — uma floresta e tanto, não é mesmo?
Neste mês em que celebramos a Fundação Rotária, lembremos que cada projeto da Fundação é muito parecido com o plantio de uma árvore. Cada semente de esperança, saúde e paz que plantamos com a Fundação significa um investimento no futuro, que será brilhante.
Essa árvore foi plantada pelo Rotary no Sri Lanka, onde mais de 2.000 crianças que nascem todo ano com problemas cardíacos congênitos podem, agora, passar por cirurgia corretiva que lhes permite chegar à fase adulta. Os rotarianos locais identificaram a necessidade de aumentar o acesso à cirurgia, e conseguiram o apoio de 17 distritos de diferentes partes do mundo, que doaram do seu Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). Depois que a Fundação equiparou esses fundos, um Subsídio Global de US$ 365.000 foi usado para criar o primeiro banco de tecidos de válvula cardíaca humana no Sri Lanka, com o governo fornecendo o local, pessoal qualificado e suprimentos para garantir sua sustentabilidade.
A visita que fiz em 2017 ao banco de tecidos foi inesquecível. Mas, eu vi inúmeras outras “árvores” fenomenais, firmemente plantadas nas nossas sete áreas de enfoque. Plantamos o Pólio Plus em 1985 e ele se tornou uma das maiores iniciativas de saúde pública da história, ajudando a reduzir os casos de pólio selvagem em 99,9%. Sete Centros Rotary pela Paz em diferentes partes do mundo também criaram raízes e agora estão dando frutos à medida que dezenas de promotores da paz e líderes comunitários desenvolvem as habilidades necessárias para tornar o mundo mais protegido e seguro.
Há mais de uma década que a Charity Navigator, uma agência independente, tem dado à Fundação Rotária a sua mais alta classificação. Por quê? Nossas despesas gerais são bem menores do que as da maioria das organizações similares, e 91% das doações à entidade são utilizados em programas e operações. Não só somos administradores eficientes, como a exigência da avaliação das necessidades da comunidade para obtenção de Subsídios Globais ajuda a garantir a sustentabilidade dos nossos projetos em longo prazo. E vocês podem confiar na Fundação, pois ela é administrada por seus companheiros do Rotary.
No entanto, apenas 38% dos nossos associados apoiam ativamente esta grande instituição caritativa, que é nossa, por sinal. Nós podemos, e devemos, melhorar. Assim como desafiei vocês a plantar árvores quando fui presidente do RI, agora, como chair da Fundação, desafio cada clube a fazer um plano de doação para nossa Fundação Rotária neste ano.
Imaginem nosso impacto com a sua participação na grande floresta de esperança e paz do Rotary que florescerá e dará muitos frutos. Doem hoje mesmo.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais