Dez atividades sociais em simultâneo
Aconteceu nos passados dias 30, 31 de outubro e 1 deste mês o XXXII Congresso Nacional de Rotaract e XVI Congresso Nacional de Interact em Torres Vedras. Organizado anualmente, o evento une em convívio os cerca de 44 clubes dos dois distritos rotãrios portugueses (1960 e 1970), numa celebração daquilo que é ser Rotaract e Interact, os dois programas do Rotaiy Internacional dirigidos à juventude, o primeiro para jovens dos 18 aos 30 e o segundo com elementos que vão dos 12 aos 18 anos.
Após a vitória da candidatura do Rotaract Club Torres Vedras à organização do congresso, em novembro do ano passado, o clube avançou com o tema «Lãs Vedras», tendo como mote "A little less conversationr a little more action", ou seja, menos conversa e mais ação, uma clara promessa de que o congresso iria assentar naquilo que está por trás da criação desses dois programas jovens: ser um exemplo de ação na comunidade.
O evento contou com a participação de mais de 130 pessoas vindas desde Santo Tirso a Tavira, e também Ponta Delgada. Tal como programado, a sessão de abertura decorreu na sede da Transforma, onde foi servido um bufe de boas vindas pelos alunos da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (ESCO), e decorreu ainda um workshop de cocktails. No sábado, a sessão de trabalhos realizou-se no Teatro-Cine. Em palco houve espaço também a uma pequena apresentação do Carnaval de Torres Vedras, com a presença da Real Confraria do Carnaval e seis cabeçudos, para uma pequena amostra do evento ex-líbris do concelho.
A tarde de sábado foi a personalização do tema "A little less conversation, a little more action" e também o ponto alto do congresso. Aconteceram em simultâneo 10 atividades de cariz social na comunidade torriense, algo inédito num congres-'so desta dimensão, de acordo com a organização do mesmo.
As atividades e as instituições por onde esse congresso passou foram: uma gincana de Hallo-ween com as crianças do Centro de Acolhimento Temporário - Renascer; uma atividade de culinária com os utentes do Domus Santa Casa da Misericórdia; a plantação de uma horta com as crianças do Centro de Intervenção Comunitária; um passeio com os cachorros da Associação de Proteção dos Animais; uma recolha de sangue na sede do Rotaract Club Torres Vedras com o apoio da Liga dos Dadores de Sangue de Torres Vedras, uma ação de voluntariado com a Liga de Amigos do Hospital de Torres Vedras; um jogo de bingo com a Associação de Reformados de Torres Vedras; uma sessão de trabalhos manuais com os utentes do Lar e Centro de Dia de São José; uma aula de movimento no Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia; e uma recolha de medicamentos não sujeitos a receita médica na Farmácia Garção a favor da Clínica da Solidariedade do Centro Social Paroquial.
Terminada essa tarde houve um jantar de gala no restaurante «Páteo do Faustino», que foi aberto por uma performance do tema "A Little Less Conversation, a Little More Action", seguido de uma entrega de prémios aos congressistas que mais se destacaram - os Prémios Fernando -, e terminou com um espetáculo de magia pelo mágico Nuno André, do programa "A Magia da Vida".
No domingo os congressistas plantaram uma árvore da amizade no parque verde da Várzea, uma tradição do fundador do Rotary Paul Harris, e terminaram com um workshop de suporte básico de vida ministrado pelos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, seguido de uma visita ao quartel.
De referir que está em formação na cidade o Interact Club de Torres Vedras, tendo participado pela primeira vez nesse evento.
Jornal BADALADAS, edição de 13 de Novembro 2015
Escrito por: Eunice Francisco
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais