Marina Baginha, médica dentista na Clínica de São Pedro, em Torres Vedras, marcou presença na reunião do Rotary Club torriense no passado dia 17 deste mês para dar testemunho da sua experiência pessoal em 2017 numa missão humanitária de voluntariado ao Sahara Ocidental, mais concretamente num campo de refugiados do povo Saharaoui.
Entre os convidados marcou também presença o governador assistente do movimento rotário, Rui Simões.
A oradora começou por citar Franz Kafka através da frase “A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”, para depois explanar todo um conjunto de experiências de vida protagonizados na primeira pessoa, vividas por si própria, nos 10 dias que durou a missão de voluntariado no campo da saúde oral junto de algumas pessoas desse citado povo. Recorde-se que a dra. Marina associou a sua experiência ao trabalho de campo da instituição internacional DentalCoop.
“Foi uma experiência marcante”, confessou a médica, recomendando a quem a escutava, “se quiser e tiver coragem”, a disponibilidade para fazer idêntico trabalho de voluntariado numa “região inóspita” como aquela e junto de um povo “que vive há já 40 anos” em campos de refugiados, nas “piores condições de sobrevivência”.
Marina Baginha agradeceu entretanto o apoio partilhado “desde a primeira hora” pelo marido, Alfredo Pozuelo, também ele médico dentista, e pelos filhos no desafio colocado por esse mesmo projeto de voluntariado que abraçou em 2017. Os quais foram “os mais entusiastas e espontâneos a apoiar a ideia”. “Vale a pena sair da nossa zona de conforto habitual e arriscar, arrumando os nossos preconceitos para se poder ajudar quem mais precisa”, aconselhou a oradora. Que também exerce voluntariado em Torres Vedras na ASOT.
No fim da reunião a médica citou madre Teresa de Calcutá com a frase “Não espere por grandes líderes, faça você mesmo, pessoa a pessoa. Seja leal às ações pequenas, porque é nelas que está a sua força”, para reforçar ainda mais essa ideia de voluntariado ali apresentada.
Escrito por Fernando Miguel
Jornal Badaladas
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais