Jantar palestra do Rotary Club de Torres Vedras
“É crucial criar uma indústria de turismo
sustentável e responsável”
“Ética e responsabilidade social no turismo” foi o tema do último jantar com palestra promovido pelo Rotary Club de Torres Vedras, no passado dia 16, na Taberna Napoleão.
Foi orador o rotário Miguel Carvalhido Ferreira, doutorando em Turismo e assistente convidado na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche).
Para além dos companheiros rotários, marcaram presença neste convívio Dulcineia Ramos, vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Margarida Gregório e Rafael Miranda, alunos do 12°ano do curso profissional de Turismo, acompanhados da professora Elisa Lisboa, entre outros.
Miguel Carvalhido Ferreira falou aos rotários do impacto negativo do turismo “desenfreado” nas comunidades locais, na economia e no planeta, “que pode não estar cá amanhã para nos receber”. O orador considera que “é preciso abrandar em alguns pontos” e chamou a atenção para o “consumo excessivo e desnecessário de muitos recursos naturais”.
Com uma oferta de serviços e produtos a preços cada vez mais baratos, o mercado “passou a ideia de que o turismo cria emprego, mas muitas vezes esse emprego é precário, com horários incertos e nem sempre valorizado por quem usufrui”, alertou.
Miguel Carvalhido Ferreira considera que “é crucial criar uma indústria de turismo sustentável e responsável”. O orador alertou para os benefícios da adoção de práticas de turismo éticas e socialmente responsáveis, por parte das empresas do setor, mas também dos próprios turistas, que possam contribuir positivamente para a economia local, criar emprego e promover o desenvolvimento sustentável. Estas práticas podem reduzir os impactos negativos do turismo no ambiente, promover a utilização sustentável dos recursos naturais, a preservação cultural e o respeito pelas tradições e costumes locais, contribuindo para o bem-estar das comunidades locais.
De acordo com o orador, é crucial que os serviços e produtos turísticos estejam cada vez mais alicerçados no conceito de responsabilidade social. “As partes interessadas na indústria do turismo devem trabalhar em conjunto para promover práticas sustentáveis, apoiar as comunidades locais e minimizar os impactos negativos no meio ambiente”, concluiu, defendendo ainda “a promoção de certificações de turismo responsável”.
EUNICE FRANCISCO
[ eunicefrancisco@badaladas.pt ]
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais