O Rotary Club de Torres Vedras realizou, no passado dia 23 de janeiro, um jantar festivo no restaurante Páteo do Faustino que contou com a visita oficial do Governador do Distrito 1960, David Valente.
Janeiro é um mês especialmente importante para a comunidade rotária. É o momento do ano em que se destacam os serviços profissionais. Recorde-se que o Rotary Club começou com um grupo de profissionais há cerca de 123 anos.
Durante o jantar, os rotários torrienses homenagearam Fragata Dias, proprietário da empresa Extincêndios, na qualidade de profissional do ano. A Extincêndios – Equipamentos de Proteção e Segurança S.A. foi fundada em 1981. Teve como primeira sede os anexos da casa particular de Fragata Dias, que se dedicava à manutenção de extintores. Com as necessidades e as oportunidades do mercado, a Extincêndios introduziu-se na comercialização de EPI´S (Equipamentos de Proteção Individual). Atualmente, a Extincêndios ocupa uma posição de referência no setor da segurança e equipamento de combate a incêndios, representando em Portugal diversas marcas prestigiadas do ramo, algumas delas em exclusividade. A empresa está sediada no Ramalhal. É composta por 65 colaboradores. Possui cerca de 32 veículos, quatro viaturas-oficina totalmente equipadas para a manutenção de extintores, oficinas especializadas para a manutenção de auto-escadas e transformação de viaturas, três armazéns, escritórios e showroom.
A cantora torriense Susana Félix também foi homenageada enquanto personalidade do ano. Susana Félix nasceu em Torres Vedras a 12 de Outubro de 1975. Apaixonada pelas artes desde sempre, dedicou-se ao canto bem cedo. Em 1988, com apenas 12 anos, vence a Grande Noite do Fado, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. De 1989 a 1994 fez teatro amador na sua terra natal. Foi campeã de patinagem artística. Participou em alguns programas televisivos como Domingo Gordo, de Júlio Isidro. Em 1995 participa no programa da RTP “Selecção Nacional” e inicia os seus estudos musicais na Academia de Amadores de Música. Ainda nesse ano é escolhida pela Disney para cantar as músicas da personagem principal do filme Pocahontas. Começa entretanto a trabalhar como cantora de estúdio gravando vários “spots” publicitários e participando no disco “A cor da fogueira” de Mafalda Veiga. Passa a fazer parte integrante da banda da cantora como voz de apoio. Tem vários albúns editados e algumas compilações. Em janeiro de 2018 é editado o hino do Carnaval de Torres, “Samba da Matrafona”, que alcança um sucesso imediato, tendo obtido mais de um milhão de visualizações nas redes sociais durante a primeira semana de lançamento.
Em destaque esteve também o tema presidencial escolhido para este ano: “Crie esperança no mundo”. O Governador do Distrito lembrou que a paz no mundo é uma realidade muitas vezes ausente na história do povo. Apesar “dos princípios e valores existentes, as pessoas não se tornaram melhores e é por isso que surgem as guerras”, considerou David Valente, lamentando que a esperança de muitas pessoas esteja a ser destruída por atos e atitudes de terceiros, apelando a uma sociedade mais pacífica. “Se houver uma cultura de paz mais dominante, será mais difícil promover as guerras”, sustentou.
Ainda durante o jantar, foram lembrados dois companheiros rotários (Abílio Lopes e Luís Perdigão) que, entretanto, faleceram. David Valente também falou sobre saúde mental, que não sendo uma questão nova em contexto rotário, assume uma posição cimeira nas suas preocupações. Na sua opinião, as empresas devem preocupar-se com esta doença que muitas vezes está encoberta por medo.
Escrito por Ana Alcantara
Jornal Badaladas, edição de 2 de fevereiro
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais