No passado dia 26 de março, mês em que se assinalou o Dia Mundial da Água (22), o Rotary Club de Torres Vedras recebeu Nuno Brôco para um jantar palestra, sob o tema “Água e recursos hídricos”, que contou com a presença de Francisco Martins, vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras, entre outros.
O presidente do conselho de administração da empresa Águas do Tejo Atlântico fez uma chamada de atenção especial para o desafio que representa a utilização e a gestão sustentável da água, necessária para a sobrevivência e bem-estar do planeta e das gerações futuras. A água potável “é um recurso impressionantemente pequeno para a dimensão do nosso planeta” e ao qual muita da população mundial ainda não tem acesso. É um bem cada vez mais escasso e para o qual não existe alternativa, lembrou.
Nuno Brôco abordou ainda os diferentes usos da água e a forma como foi sendo gerida pela civilização ao longo dos tempos. Portugal “é hoje uma referência a nível europeu” com níveis elevados de serviços de saneamento e de abastecimento de água à população, sublinhou aquele responsável. “A progressão dos serviços públicos de água e saneamento tem sido assinalável” nas últimas duas décadas, Embora a cobertura do território ainda não seja total, Nuno Brôco salientou os impactos positivos que essa gestão tem tido ao nível da saúde pública, na qualidade de vida da população e do ambiente, visível na melhoria da qualidade das águas balneares e no regresso dos golfinhos ao Tejo, por exemplo.
A Águas do Tejo Atlântico é a maior empresa de recolha e tratamento de águas residuais em Portugal, abrangendo 23 municípios das regiões da Grande Lisboa e do Oeste e mais de dois milhões de habitantes.
Em Torres Vedras, a empresa tem a seu cargo a gestão de 77 estações elevatórias, 236,4km de condutas e oito ETAR (Estação de Tratamento de Água), ou Fábricas de Água, um novo conceito que reforça o carácter industrial do trabalho que é realizado nas ETAR, “onde a água é tratada como matéria-prima plena de recursos para usar, reutilizar, reciclar e valorizar”, referiu aquele responsável.
Nuno Brôco deu nota aos rotários sobre as várias iniciativas de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas pela empresa, parcerias e projetos em que está envolvida, como o projeto Peixes Nativos do Oeste, em parceria com o município de Torres Vedras e o ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), e projetos para a reciclagem da água para usos urbanos (regas, lavagens de ruas e equipamentos), usos agrícolas e usos industriais, utilização das lamas (biosólidos) para valorização agrícola, ou de biogás para aproveitamento energético nas Fábricas de Água, entre outros.
Jornal Badaladas, Edição de 5 de Abril
Escrito por Eunice Francisco
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais