Paulo Taveira de Sousa, Governador do Distrito 1960, deslocou-se a Torres Vedras, no passado dia 15, para uma visita oficial à cidade. O governador rotário começou a sua visita pelas instalações do CENFIM, terminando o seu périplo na Câmara Municipal.
Nesse mesmo dia, à noite, participou no jantar festivo dos 45 anos do Rotary Club de Torres Vedras e dos 13 anos do Rotaract. Dois momentos marcantes na história dos referidos clubes pela dedicação que prestam ao serviço da comunidade local.
Foi uma noite mágica para os companheiros rotários que aplaudiram ainda a atribuição do Prémio José Maria Antunes. É o prémio de maior valor entregue pelo Rotary torriense ao aluno que se distingue pela melhor nota à disciplina de Saúde.
Este ano, a vencedora foi Beatriz Marques Videira, aluna da Escola Secundária Henriques Nogueira, que entrou para a faculdade de medicina com a média de 19,6 valores. Ao longo da noite, a magia continuou com uma homenagem sentida ao sócio fundador do Rotary Club de Torres Vedras, o empresário António Ferreira Nunes.
Chegado o momento das intervenções, Paulo Taveira de Sousa, dirigiu-se, primeiramente, a António Ferreira Nunes, agradecendo-lhe toda a sua dedicação ao clube.
O governador recordou também o aparecimento do Rotaract e da “geração fantástica” que surgiu, mas que a certa altura se dissipou. Felizmente, no seu ponto de vista, surgiu “uma nova chama, pronta para dar e transformar o Rotaract numa entidade rotária relevante”.
Conhecendo os projetos do Rotaract, Paulo Taveira de Sousa acredita que “é um sinal inequívoco que as coisas vão melhorar”, esperando que, entretanto, entrem mais jovens para apoiar, realçando também o apoio do Distrito 1960.
Ao Rotary, o governador deixou um desafio, a edição de um livro para os seus 50 anos, que apresente os serviços prestados à comunidade e que seja enriquecido com testemunhos sólidos de companheiros rotários. “Todos nós temos bem presente a magia de todo o trabalho que foi feito ao longo dos anos. Há 119 anos que o Rotary faz magia. Tem juntado pessoas, zela pela humanidade e dá esperança”, sustentou o governador, apelando aos companheiros rotários que são precisos todos os esforços para conseguirem atingir o grande objetivo rotário, erradicar a poliomielite.
Também felicitou o clube pelo seu novo presidente, Miguel Carvalhido, “um companheiro mais jovem, se não o mais jovem do distrito 1960, que é um bom exemplo a ser replicado por outros clubes. O distrito precisa de mais jovens e de mais mulheres que estejam comprometidos com os nossos valores. Os clubes têm muito a ganhar com pessoas que estejam em plena atividade profissional. É preciso pensar no dia seguinte”, concluiu Paulo Taveira de Sousa.
O jantar festivo terminou com um brinde aos dois clubes e o corte do bolo de aniversário.
Jornal BADALADAS, Edição de 25 de Outubro
Escrito: ANA ALCÂNTARA
[ anaalcantara@badaladas.pt ]
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais