O Programa FRAD - Frente Rotária Anti Diabetes organizou, no passado dia 25, no salão nobre dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, o Fórum Rotário D1960 “Diabetes - Um Desafio Crescente”, com um vasto painel de especialistas.
No Rotary temos de tratar destes assuntos, que têm impacto na comunidade, como é o caso da diabetes, que afeta muitas pessoas”, referiu na abertura Paulo Taveira de Sousa, governador do Distrito 1960 do Rotary. Para Sónia do Vale, médica endocrinologista e diretora do Programa Na - cional para a Diabetes, “a comunidade e as instituições são muito importantes para prevenir a diabetes, proporcionando qualidade de vida através da criação de espaços verdes ou promovendo a prática do exercício físico”. Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, destacou precisamente que em Torres Vedras a autarquia tem apostado no desporto para seniores e na criação de espaços onde as pessoas possam praticar exercício ao ar livre.
Sónia do Vale também referiu que a diabetes é responsável por 13 por cento das mortes diretas, mas está igualmente na base de muitas outras mortes indiretas, devido às complicações que a doença provoca e que são evitáveis (tabagismo, o sedentarismo ou a má alimentação), como os AVC, enfartes, saúde ocular, amputações e até o cancro. “A literacia em saúde é fundamental”, referiu a médica especialista, alertando para os 70 mil a 80 mil novos casos detetados todos os anos nos cuidados de saúde primários, para além de pessoas que têm diabetes e não sabem.
Para Isabel Dinis, responsável pela área da Prevenção do Programa Nacional para a Diabetes da DGS, “é importante mudar os estilos de vida, não só na alimentação mas também com pelo menos 150 minutos por semana de atividade física, no mínimo”.
Durante a fase de apresentações e discussão com a plateia, a mesa-redonda foi moderada por Sónia do Vale e Paulo Martins. Interveio em primeiro lugar Maria do Mar D’Orey, nutricionista e professora no Egas Moniz School of Health & Science, que apresentou uma aplicação para telemó - vel com um guia para alimentação saudável. Cristiana Ribeiro, psicóloga na Unidade Local de Saúde do Oeste, destacou que é fundamental ter um sono de qualidade, de sete a nove horas todas as noites. João Magalhães, professor na Faculdade de Motricidade Humana, que teve a originalidade de pedir à plateia para ficar de pé enquanto intervinha, alegando que esse é um simples exemplo de como podemos ter pequenos gestos que nos permitem ativar o nosso corpo, referiu que é fundamental contabilizar entre oito mil e 10 mil passos por dia ou um pouco menos (seis mil passos) mas quem tenha mais de 60 anos.
Jornal BADALADAS, Edição de 31 de Janeiro
Escrito: JOAQUIM RIBEIRO
[ joaquimribeiro@badaladas.pt ]
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais