O Dia Mundial de Combate à Pólio, 24 de outubro, é um momento para celebrarmos o nosso progresso e reforçarmos a nossa dedicação ao trabalho de erradicação da doença. Também é uma oportunidade para homenagearmos os inúmeros rotarianos e rotaractianos que defenderam a causa. John Sever foi um desses heróis.
Sever, que morreu em abril, aos 92 anos, era associado do Rotary Club de Potomac, EUA. Especialista em doenças infecciosas nos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, ele recomendou, em 1979, que o Rotary fizesse da erradicação da pólio uma meta global, expandindo o que começou como uma campanha nacional de vacinação nas Filipinas.
É difícil imaginar onde estaríamos hoje sem as décadas de liderança, experiência e sensibilização de Sever. Em agosto, tive a honra de entregar à sua família o Prêmio Internacional por Atuação em Prol de Um Mundo Livre da Pólio e uma peça de cristal em reconhecimento ao trabalho de Sever.
O que ele ajudou a criar, o Pólio Plus, tornou-se um exemplo da implementação de um plano de ação no Rotary. Graças a ele — e ao voluntariado e generosidade de inúmeros outros —, os casos de poliomielite diminuíram em mais de 99% desde 1988.
O caminho para o alcance do nosso objetivo não poderia ter sido previsto e pode levar mais tempo do que o esperado. Às vezes, há contratempos, como ocorreu com o aumento de casos no Paquistão e no Afeganistão neste ano.
Mas sempre nos reerguemos. Neste ano, interrompemos um surto do vírus selvagem da pólio no Malaui e em Moçambique, causado por uma importação do Paquistão em 2021, e diminuímos os casos de variantes do vírus da pólio. O Rotary e nossos parceiros permanecem flexíveis, desenvolvendo novas táticas e mantendo o foco, com otimismo, na nossa meta de longo prazo.
A conquista de um mundo livre da pólio, com sistemas de saúde e comunidades mais fortes, não é apenas algo correto para a humanidade, mas também um investimento inteligente para as gerações futuras. Será o maior presente do Rotary para o mundo.
Inúmeros heróis seguiram o exemplo de Sever. Da presidente de clube que organizou seu primeiro evento de arrecadação de fundos para a campanha Elimine a Pólio Agora aos defensores da causa, doadores e voluntários... Todos nós fazemos parte dessa história.
Com o seu apoio, o Dia Mundial de Combate à Pólio deste ano será o maior de todos os tempos. Faça uma doação para a luta contra a pólio agora mesmo em rotary.org/donate. Graças à equiparação de 2:1 da Fundação Gates, sua contribuição será triplicada. Integre ou inicie uma Sociedade Pólio Plus no seu clube ou distrito. Aumente a conscientização pública na sua comunidade, explicando que será a segunda vez na história em que uma doença será erradicada.
Independentemente do que fizer, entre em ação pensando nas gerações futuras que viverão sem esta doença debilitante. Que possamos cumprir a promessa que fizemos às crianças do mundo, acabando com a pólio para sempre.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais