Por certo, nalgum momento já terá ouvido falar no Rotary International, Rotary Clube ou simplesmente em Rotary. Eventualmente poderá até ter participado de alguma forma de um evento realizado por um Rotary. Mas cá entre nós, honestamente, será que o amigo sabe realmente o que é Rotary? - Será que sabe o que faz o Rotary? – O que fazem e porque o fazem, os seus membros chamados Rotários?
Pois bem, são estes os esclarecimentos que neste momento vimos oferecer-lhe através deste “post”.
O ROTARY, é a maior ONG - Organização Não Governamental do mundo, e identifica-se sempre por uma marca, logotipo, que é uma Roda Dentada. Os rotários usam-na num pequeno distintivo, emblema, como forma de se identificarem.
O ROTARY é membro permanente das NAÇÕES UNIDAS. Na fundação desta importante organização, em 10 de Dezembro de 1948, mais de 40% das pessoas envolvidas na sua fundação, eram rotárias. A "ONU", como é conhecida, é uma entidade internacional de caráter político, uma Assembleia Internacional de países, e só tem três membros que não são países, mas que, pela sua importância, têm assento naquela Assembleia: a CRUZ VERMELHA, o VATICANO e o ROTARY.
O Rotary, como organismo a nível mundial, é formado por distritos, e os distritos são formados por clubes. Cada clube é uma célula do organismo mundial, sendo autónomo por si, mas respeitando a hierarquia e as normas básicas emanadas da direção geral, que é comandada por um Presidente Mundial. Cada distrito é administrado por um Governador, e cada clube é dirigido por um Conselho Diretor, comandado por um Presidente. Todos estes cargos são sempre apenas por um ano, o que garante ampla democracia e permanente renovação. O período de gestão é o ano rotário, que começa sempre no primeiro dia de julho e vai até 30 de junho do ano seguinte. Todos os cargos são honoríficos, portanto, não remunerados.
O Rotary é formado por pessoas de ambos os sexos, que são profissionais de todas as atividades dignas, com uma vida particular respeitável, destacam-se como líderes nas suas atividades, tendo por isso mesmo sido lembrados por sócios de um clube da região, que os convidam para também ingressar em Rotary, por reconhecerem neles, as qualidades e os méritos para fazer parte desta formidável alavanca de trabalho em favor do próximo, dos menos favorecidos, sempre tendo em mente algumas premissas, tais como:
"DAR DE SÍ ANTES DE PENSAR EM SÍ"
Partindo da premissa de que todas pessoas que, tendo sido um pouco mais bafejadas pela sorte, devem ser solidárias com seus irmãos menos favorecidos, os rotários através da sua organização, canalizam os seus esforços, para que, num movimento coordenado, possam dar o máximo dos recursos que conseguem juntar, alem dos serviços que prestam com caráter de solidariedade.
O rotário acredita que, pelo companheirismo que procura desenvolver entre as pessoas, contribuirá significativamente para criar novas amizades e muito mais boa vontade entre todos para a solução dos problemas que afligem o mundo.
Fonte: RI
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais