“Acredito que, em última análise, a função do líder é espalhar esperança” - Bob Galvin
Estamos no limiar de um novo ano rotário. É hora de reacender nossas esperanças. A esperança é o ingrediente necessário, o tempero exato que garante o nosso dinamismo, o nosso crescimento, a nossa busca incessante de transformação do mundo. Nós, rotários, somos agentes dessa transformação agindo para melhorar as condições de vida das comunidades, sobretudo as mais carentes, e trabalhando em busca da paz. A chama da esperança é que nos ilumina para continuarmos trilhando o caminho traçado pelos ideais do Rotary, objetivando transformar em realidade os sonhos do nosso fundador, Paul Harris.
Temos, sim, esperança, porque sem ela a vida humana seria impossível. Não importa que, às vezes, tenhamos desencantos e deceções, porque sempre esperamos que o amanhã será melhor e essa perspectiva otimista é fundamental nas nossas vidas.
A cada novo ano rotário reacendemos as nossas esperanças: esperança de erradicação da Pólio; esperança de que nossas ações contribuirão para a redução do contingente de pessoas carentes em todo o mundo; esperança de que os profissionais cumpram os princípios éticos no exercício de suas atividades e, na vida familiar; esperança de que pais e filhos utilizem sempre a via do diálogo para o perfeito entendimento. Ainda, como não poderia deixar de ser, esperança nos jovens, porque eles são a manifestação humana da esperança e os seus principais mensageiros.
É a perspectiva otimista que temos e que é fundamental na nossa caminhada existencial, no aguardo de dias melhores. Ela é, também, necessária para a garantia de integridade da natureza humana. Alimentar o secreto impulso de crer na felicidade e nas coisas boas da vida nos revigora, nos torna imbatíveis na luta cotidiana pelo ideal de servir.
Sejamos rotários capazes não só de termos grandes esperanças, como também de torná-las realidades, vivas, praticando o nosso lema de “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Trabalhemos juntos nossas esperanças e façamos a humanidade mais feliz.
Fonte: Brasil Rotário
O autor é Elias Nahas, governador 2004-05 do distrito 4760 e associado ao Rotary Club de Contagem-Cidade Industrial.
Foto: Stock.XCHNG.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais