O nascimento do Rotary Clube de Torres Vedras, perde-se já um pouco na bruma do esquecimento, não porque tenham passado muitos anos (39), todavia o quotidiano cada vez mais exigente, a todos limitou lembranças. Em todo o caso muitos factos, pela sua importância e enorme significado, não são passíveis de esquecimento. Assim passados anos, por todos são recordados com emoção, alegria e certamente com muita saudade.
É pois com recordações de todos aqueles que passaram ou estão no movimento Rotário, que se constituiu a presente resenha histórica do Clube.
O Rotary Clube de Torres Vedras, foi admitido em Rotary Intertional em 10 de Outubro de 1979 recebeu a sua CARTA CONSTITUCIONAL em 25 de Maio de 1980, numa reunião festiva de celebração realizada no Hotel Golf Mar, no Vimeiro, com a presença do então Governador, MAURÍCIO PIRES.
Foi Clube Padrinho, o Rotary Clube das Caldas da Rainha, e os Companheiros fundadores foram emblemados em 21 de Novembro de 1979, no Hotel de Santa Cruz.
O Rotary Clube de Torres Vedras escolheu como seu “ex-libris” o “Chafariz dos Canos”, Fonte Gótica do Século XIV (é pelo menos anterior a 1331) e teve como seu primeiro Presidente o Compº. José Maria Antunes Júnior.
Na Avenida dos Serviços Internos o R.C. de Torres Vedras sublinha a realização de importantes debates nas suas Reuniões, onde participaram destacadas personalidades políticas que abordaram interessantes e por vezes momentosos temas, que tiveram em vista a solução de problemas da nossa comunidade.
A formação do ROTARACT CLUBE de Torres Vedras teve lugar em 23 de Maio de 1986 e do Interact Clube de Torres Vedras em 10 de Novembro de 1989 o que é considerado pelo Clube algo de muito excepcional pois o entusiasmo e a dedicação dispensados a Rotary pelos Jovens do Rotaract e Interact têm por sua vez originado a prestação de elevados serviços a Rotary.
Tem sido no entanto pela Avenida dos Serviços à Comunidade que o Clube realiza a prossecução de projectos interventores. Designadamente, realizando em cada ano a entrega dos três “Prémios de Estudo” que tem no Clube, a Alunos das Escolas locais e também no apoio aos Jovens e a Idosos carenciados, incluindo contactos em Lares de Infância e de Terceira Idade.
Aos Bombeiros locais fez a entrega de Equipamento Clínico, obtido com a ajuda da comissão Inter-Países Portugal-França:- Participou na campanha de Canadianas para Angola e a sua intervenção na Campanha Pólio-Plus foi significativa.
Quando daquele trágico terramoto que assolou os Açores, foi dos Clubes que assumiu a responsabilidade, na sua Comunidade, da captação de donativos para minorar a tragédia, contando-se por largas centenas de contos a receita então conseguida.
Na campanha do Dia Mundial da Floresta tem patrocinado a plantação de Arvores em vários locais da Comunidade, destacando-se a efeméride de 21/o3/83 que ficou assinalada com a plantação de uma arvore na Praça 25 de Abril em Torres Vedras na campanha “A arvore eterna companheira do homem”. Nessa data entregou 400 árvores para plantar, à Autorquia Local.
Pela mesma altura (20/03/83) e em celebração da Geminação do Rotary Clube de Torres Vedras, com o Rotary Clube de Viseu, foi plantada uma árvore no Jardim central de Viseu.
Outros serviços de relevante significado, foi a entrega de um elevador à APERCI, envio de Livros para Angola e Cabo Verde, Férias a Jovens carenciados dos Bairros de Torres Vedras, entrega de Frigoríficos e material médico à AMI e tantos outros serviços de difícil discriminação.
Na Avenida dos Serviços Profissionais tem feito sensibilização aos Jovens na condução de carreiras e recentemente homenageou um profissional Professor, por ocasião do seu Jubilato, e distinguindo anualmente o Profissional do Ano.
Na Avenida dos Serviços Internacionais tem proporcionado o intercâmbio entre Jovens, destacando-se a ida à Dinamarca de um recém licenciado que foi tirar um curso Pós - Graduação em Veterinária e de uma Jovem a França onde frequentou um período de especialização na área do Ensino a Deficientes, em terapia da Fala e além disso mantém contactos com Clubes diversos de outros Países, como é o caso do Martinsville Rotary Clube (Virgínia E.U.A.).
Outros apontamentos poderão ser salientados numa breve resenha da História do Clube, como é exemplo e ainda na área dos Serviços à Juventude a disponibilidade sempre manifestada para patrocínio da ida de Jovens da Comunidade Torreense ao RYLA.
Coube ao R.C. de Torres Vedras a honrosa missão de organizar o RYLA 1990 em Torres Vedras e que teve lugar em Abril do mesmo Ano.
O Clube patrocinou ainda várias Bolsas de Estudo em colaboração com a Fundação Rotária Portuguesa,
Regista ainda na sua História a honrosa nomeação para realizar a 44ª Conferência Distrital do então Distrito 196.
O Clube de Torres Vedras tem no seu historial várias menções Presidenciais e subscrições de Mérito da Fundação Rotária Portuguesa.
Esta resenha da historia, só foi possível graças ao Companheiro Past-Governador, JAIME SAEZ BUCETA D 1960 e PADRINHO, junto com o Companheiro ABILIO FLORES, ambos do Rotary Club das Caldas da Rainha.
Estão em arquivo todos os documentos originais que fazem parte da Historia do Clube e que me foram cedidos pelos Companheiros atras citados, ambos Padrinhos que calcorrearam centenas de vezes a então estrada que liga Caldas da Rainha a Torres Vedras, quer chovesse, quer fizesse Sol,e que na altura tinha cento e muitas curvas,
Texto escrito pelo Companheiro Boaventura Nogueira e que faz parte de um livro "Subsídios para a História de Rotary em Torres Vedras" escrito e editado pelo Companheiro em outubro de 2004
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais