Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

Rotary e a Declaração da WHO de África como uma região livre de poliomielite

a1.jpg

O dia 25 de agosto foi um dia importante para a saúde global. A WHO declarou o continente africano livre de movimentos do vírus da Poliomielite Selvagem, e membros de todos os clubes de rotary em todo o mundo estão muito orgulhosos.

 
A relação de Rotary com a luta contra a poliomielite começou em 1979, quando um presidente, o australiano Clem Renouf, colocou os olhos na erradicação da poliomielite como um projeto rotario global. Um projeto de subvenção chamado 3-H tinha acabado de nascer pela sigla Health Grants, Nutrition and Human Development, e pensou que a vacinação contra a poliomielite poderia ser um objetivo adequado para isso.
 
(Clem Renouf morreu em 3 de agosto de 2020, há 23 dias, aos 99 anos).
 
Em setembro de 1979, a primeira grande campanha de vacinação em massa da poliomielite, financiada por membros de rotary em todo o mundo, começou nas Filipinas, usando a vacina da poliomielite oral desenvolvida por Albert Sabin em 1960, um grande amigo do Dr. Carlos Canseco, um presidente mexicano que foi Presidente da Rotary em1984.
 
O sucesso foi atingido e nos anos seguintes foram organizadas campanhas no Haiti, Bolívia, Gâmbia, Marrocos e Serra Leoa.
 
Em 1980, a diretiva estabeleceu 2005 - ano em que se comemorou o centenário da fundação de Rotary - como o objetivo de proclamar o fim da doença. O programa foi então chamado de "Poliomielite 2005" e foi estabelecido como o principal programa de Rotary envolvendo todos os membros do mundo com as suas contribuições particulares e trabalho voluntário.
 
Em 1985, o Dr. Canseco e Albert Sabin consideraram que a abordagem de vacinação horizontal promovida pela OMS, que consistia em vacinar país por país e vacinar crianças quando tinham uma certa idade, não estava a dar os resultados esperados e promoveu uma mudança para uma abordagem vertical. Isto significa que os países tiveram de agendar campanhas de vacinação em massa em dias pré-determinados, denominados Jornadas Nacionais de Vacinação (JNV), onde todas as crianças com menos de 5 anos foram imunizadas. Atualmente é assim que ocorre a vacinação na maioria dos países que não têm apoio com estruturas de saúde organizadas. O desafio naquela época era vacinar as 100 milhões de crianças nascidas nos 125 países polio endémicos todos os anos. E isto com 6 doses durante os primeiros 5 anos de vida. O desafio era enorme e o orçamento também tinha de ser. Nesse ano, o projeto "poliomielite 2005" foi renomeado "Polio plus" com o qual é hoje conhecido, uma vez que além da vacinação incluiu outras ações como suplementos de vitamina A, a criação de centros de reabilitação ou a infraestrutura laboratorial para recolha e estudo de amostras.
 
Em 1987, o programa foi executado em todo o mundo com financiamento e voluntários de rotary. Era necessário unir forças com outras entidades que tinham saúde e crianças entre os seus objetivos. É por isso que em 1988 nasceu a iniciativa do grupo de erradicação da poliomielite (GPEI) da OMS, UNICEF, CDC (Central Dyases Control Atlanta) e Rotary International. O objetivo deixara de ser o controlo da doença, mas sim a sua erradicação. Ou seja, o alvo é 0 casos.
 
Em 2007, a Fundação Bill e Melinda Gates juntou-se ao GPEI, que através do Rotary financia o programa, contribuindo com 2 dólares por cada 1$ que rotary contribui com um limite de 50 milhões de dólares. Hoje em dia há muitos financiadores que incluem vários países e organizações em menor escala.
 
Assim e desde1985, quando o programa de Rotary foi lançado, todo o esforço permitiu que, actualmente, só há casos de poliomielite do vírus selvagem no Paquistão (65 casos a partir de 19 de agosto) e Afeganistão (37 casos até 19 de agosto). Mas o caminho não tem sido fácil, a vacinação tem inimigos e em sociedades de baixa cultura de saúde surgem como uma suposta esterilização em massa ou a mais recente implantação de chips, causam rejeição e medo de baixar a taxa de vacinação para níveis de risco. Especialmente dolorosas foram as campanhas do Islão radical que atacaram os grupos de vacinadores deixando entre eles muitos mártires da causa na Nigéria, Paquistão e Afeganistão.
 
A vacinação é realizada com vacina oral sabin.
 
A WHO divide o mundo em 6 regiões. (a WHO declara regiões isentas de poliomielite quando não foram detetados casos nos últimos 3 anos). A primeira a ser declarada livre de poliomielite foi a região da América em 1994. A região do Pacífico Ocidental em 2000. A região da Europa em 2001, em março de 2014, declarou-se a Índia e a sua região do Leste Asiático livre de poliomielite. Este foi um grande sucesso dado o númerode crianças (172) a serem monitorizadas num dia de vacinação naquele país.
 
Este 25 de agosto, com a declaração da região africana livre da poliomielite, culmina uma luta de muitos anos, de muitos esforços e de grande entusiasmo. Temos apenas a região deste Mediterrâneo onde os dois países, o Paquistão e o Afeganistão, estão localizados com casos de pólio onde a vacinação está a deparar-se com problemas de choques culturais e religiosos.
 
Se leu até aqui, compreenderá porque é que a alegria dos membros de cada Rotary Club é tão grande como ler notícias como as de ontem. Nos eventos de angariação de fundos temos geralmente a colaboração de muitos outros cidadãos que hoje também queremos participar na nossa conquista, porque é também a sua conquista.
 
 
 
tags:
publicado por RC Torres Vedras às 12:49
link do post | favorito
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Novembro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
15
17
22
24
26
27
28
29
30

Lema Presidencial 2020-21

 

lema.jpg

Posts recentes

Sede Mundial do Rotary

Reunião semanal do Rotary...

Dia Internacional para a...

Rotary Africa - November ...

Dezembro 2020 - Mensagem ...

Dezembro 2020 : Mensagem ...

CONVITE PALESTRA

Dia Mundial da Criança

Governador Indicado para ...

Aniversário da Rotary Fou...

O poder do Rotary

O espírito do Rotary

Dia Internacional da Tole...

Dia Mundial da Diabetes

A Nova Causa de Rotary

Rotary Foundation - A nos...

Rotary: Quantos somos ?

O primeiro Clube INTERACT

Combate à Covid19 e à pol...

Como o Rotary está ameniz...

Novembro é o mês da Funda...

Dia Mundial do INTERACT

100 anos fazendo o bem no...

Revista Municipal Torres ...

Participe do Dia de Doar

Doações à Fundação Rotári...

Programa do Clube para o ...

Rotary Brasil - Edição No...

MENSAGEM DO GOVERNADOR D1...

Presidentes do Rotary de ...

Rotary Africa - October 2...

Relatório de Outubro do b...

Novembro: Mês da Fundação...

Outubro: Mês do Desenvolv...

28 de Outubro: Aniversári...

Comunicado do CEO e SECRE...

O mundo unido para acabar...

Carta das Nações Unidas

24 de Outubro: Dia Mundia...

Novembro 2020 - Mensagem ...

Novembro 2020 : Mensagem ...

Entrega de Prémios Escola...

Dia Internacional para a ...

Dia Internacional para a ...

Visita oficial do Governa...

13 de Outubro : Visita do...

Ligue AGORA!

O Rotary Club de Torres V...

Rotary: Quantos somos?

Prémio Nobel da Paz 2020

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: