Dedicado ao fortalecimento dos ideais de pacificidade pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com a observação de 24 horas de não violência e cessar-fogo, o Dia Internacional da Paz é celebrado em 21 de setembro.
Como Pessoas em Ação, para nós não basta que as guerras deixem de acontecer. É necessário buscarmos a paz de forma proativa para podermos Criar Esperança no Mundo.
E por onde começar? Existem inúmeros conflitos armados no planeta e a população global de deslocados está mais alta do que nunca. As oportunidades são quase infinitas mas, por outro lado, os ciclos de violência e dificuldades parecem intermináveis.
Na minha opinião, o melhor a fazer é começar de forma pequena, porém, pensando grande. Eu, por exemplo, me inspiro nos associados do Paquistão e da Índia.
Em março de 2020, cerca de 50 membros da família rotária do Paquistão e aproximadamente 50 da Índia se encontraram no Kartarpur Sahib, um santuário no Paquistão em homenagem a Guru Nanak, o fundador do Sikhismo, religião praticada em ambos os países. As tensões entre Índia e Paquistão impediam muitos peregrinos indianos de visitar o santuário, algo que mudou em 2019, quando o governo paquistanês deixou de exigir visto de entrada dos indianos.
No início deste ano, associados do Rotary de ambos os lados da fronteira se encontraram novamente no santuário, desta vez com o dobro de participantes.
Qualquer iniciativa pró-paz exige coragem e ousadia, e estes componentes não faltaram na ação desses associados. O governo paquistanês deu um passo importante em direção à paz ao facilitar a peregrinação dos indianos ao santuário, mas foram os associados do Rotary que deram o próximo passo ao receber seus colegas da Índia como amigos e membros da família. Isso é o que chamamos de paz positiva em ação!
Esses construtores da paz não pararam aí. Representantes dos clubes no encontro deste ano assinaram certificados de clube-irmão para chancelar o compromisso de longo prazo em continuar aprendendo uns com os outros e trabalhando juntos na construção da paz. Vale ressaltar que eles também têm realizado reuniões conjuntas por vídeo.
A importância de se comunicar e aprender com outra cultura não pode ser subestimada, e o Rotary está facilitando ainda mais o alcance e o estabelecimento de conexões. Uma forma de se engajar em diálogos transculturais e construir relacionamentos transfronteiriços é por meio de intercâmbios virtuais, que ampliam nossos programas atuais e os tornam mais acessíveis.
Um intercâmbio virtual usa plataformas on-line para conectar pessoas de diferentes países para que compartilhem tradições, prioridades, valores e muito mais. Este tipo de intercâmbio é como uma janela que se abre para mostrar outra parte do mundo com atividades como aulas de culinária, ensino de idiomas ou elaboração de projetos.
Essas interação digital tem o poder de inspirar a formação de vínculos e gerar mais respeito entre as sociedades. Utilizar esses conhecimentos para melhorar a vida dos nossos semelhantes é o próximo passo.
Juntos, vamos descobrir aonde chegaremos.
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais