Barra de Navegação

Mensagem RI Rotary Portugal RC Torres Vedras Programa do Mês

Quinta-feira, 27 de Abril de 2023

VISITA A PORTUGAL DA PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL, JENNIFER JONES

a3.jpg

O Rotary em Portugal, teve a grata satisfação de receber, de 17 a 19 de abril, a Presidente de Rotary International, Jennifer Jones, e o seu marido, Nick Krayacich, acompanhados pelo seu assistente, Brad Howard, e a sua esposa Marcia Howard.
 
Os Governadores de Rotary [Distrito 1960 e Distrito 1970], Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira receberam-nos no Aeroporto de Lisboa, no dia 16 de abril, num momento prévio ao programa oficial com toda a comitiva oficial.
 
A visita teve início na manhã do dia 17 de abril com uma reunião de trabalho no Instituto de Medicina Molecular da Universidade Lisboa [IMM], tendo a Presidente de Rotary International sido recebida pela Diretora Executiva dessa organização, Professora Doutora Maria Manuel Mota e pelo Investigador Principal do Laboratório de Investigação da Malária, Professor Doutor Miguel Prudêncio.
 
O Distrito 1960 através do Rotary Club de Oeiras e parceiros realizou um Subsídio Global junto do IMM no valor de 160.000 USD permitindo construir um insectário de última geração, permitindo a replicação em contexto laboratorial do ciclo de vida do Plasmodium falciparum, o principal agente causador da mortalidade humana por malária., sendo o único da Península Ibérica e um dos 3 existentes na Europa.
 
Esta visita permitiu conhecer os últimos avanços no estudo da vacina contra a malária, abordar a primeira candidatura, em 2020, a um Subsídio de Grande Escala da The Rotary Foundation e receber um incentivo da Presidente Jennifer Jones para submeter nova candidatura, dada a excelência da equipa portuguesa de investigação.
 
De seguida, foi efetuada uma visita ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa [IPO] onde a comitiva foi recebida pela Dra. Lúcia Salgado, Membro do Conselho de Administração, e pelo Dr. Luís d’Orey Manoel, Diretor do Bloco Operatório. Integraram a comitiva representantes do Rotary Club de Lille, Rotary Club Lisboa-International e Rotary Club de Lisboa, Clubes parceiros do Subsídio Global da The Rotary Foundation no valor de 77.186 USD, que resultou na entrega de uma torre de laparoscopia para a unidade de cirurgia daquela entidade.
 
A manhã do dia 17 de abril terminou com uma breve visita à Torre de Belém, onde conheceram o projeto Rotary Club Lisboa-Norte, uma miniatura da escultura desse monumento para que as pessoas com dificuldades visuais possam conhecer a beleza e importância do mesmo.
 
Seguiu-se um almoço entre parceiros institucionais no Restaurante Darwin’s, em Belém, tendo tido a participação do Governador Eleito, Indicado e Designado do Distrito 1960, de empresários como a CEO da BP Portugal e a presença da Embaixadora do Canadá em Portugal, Elise Racicot.
 
A tarde foi dedicada a entrevistas junto da Comunicação Social, tendo sido feita uma gravação na CNN Portugal e outra para o Jornal Expresso.
 
Este primeiro dia terminou com um jantar oferecido pelo Presidente da República de Portugal, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém à Presidente de Rotary International, Jennifer Jones e ao seu marido, Nick Krayacich.
 
Na manhã do dia 18 de abril, a comitiva deslocou-se até à bonita cidade de Coimbra, tendo a Presidente de Rotary International sido recebida à entrada da Universidade pela Tuna Feminina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra que após a sua atuação colocaram as suas capas no chão para que a Presidente Jennifer Jones cumprisse a tradição e honra dada a personalidades.
 
Foi feita uma visita à Universidade de Coimbra e no final da mesma, a Presidente de Rotary International foi recebida em audiência formal no Salão Nobre da Universidade de Coimbra pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva, tendo sido o momento para se abordar o tão importante tema das Bolsas para a Paz da The Rotary Foundation.
 
A manhã terminou com um almoço no Restaurante Loggia, em Coimbra, com a participação do Governador Eleito, e Indicado e da Governadora Designada do Distrito 1970 e dos Presidentes dos 3 Clubes de Rotary da cidade de Coimbra [Rotary Club de Coimbra, Rotary Club Coimbra Olivais e Rotary Club Coimbra Saúde].
 
Ao final da tarde, a Presidente Jennifer Jones reuniu-se com as Novas Gerações de Rotary [Distrito 1960 e Distrito 1970] e foi um momento de partilha franca de perguntas e respostas sobre o futuro da nossa organização no prisma dos olhos da juventude.
 
A finalizar o dia, a família rotária (mais de 200 pessoas) juntou-se à sua Presidente para um agradável jantar que contou com a presença dos três Governadores de Espanha (Virginia Carballude, Victor Helena e Ingrid Steinhoff), do Coordenador Regional da The Rotary Foundation para a Zona 20 C, Sergio Aragon, do Director de Rotary International 2015-2017, Eduardo San Martin, entre muitos outros. A animação do jantar esteve a cargo da Tuna Masculina de Medicina da Universidade de Coimbra e o tradicional Fado de Coimbra esteve nas mãos e na voz do Grupo de Fado de Coimbra da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.
 
A Presidente de Rotary International deixou firmes e inspiradoras palavras sobre o futuro do Rotary e a valorização do seu Plano Estratégico, apostando num Rotary de ação, próximo da comunidade e das necessidades das mesmas.
 
No final deste magnífico encontro, os Governadores entregaram lembranças e toda a sala cantou, em uníssono, a música Imagine de John Lennon.
 
A visita da Presidente Jennifer Jones a Portugal terminou no Porto, na manhã do dia 19 de abril com uma visita à Graham's Port Lodge e com uma breve cerimónia de despedida pelos Governadores do Distrito 1960 e do Distrito 1970, Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira.
 
 
publicado por RC Torres Vedras às 11:57
link do post | comentar | favorito

ROTARY INTERNATIONAL

 

Tradução

Setembro 2023

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
17
19
23
25
26
27
28
29
30

Lema Presidencial 2023-24

 

aaaaa.jpg

Posts recentes

Presidente do RI Gordon ...

Setembro mês da Educação ...

Primeiro projeto do Rotar...

Fundo de Resposta ao Terr...

Fundo de Resposta ao Ter...

International Day of Peac...

Nós e o Rotary

Figuras ocultas da pólio ...

International Day of Peac...

Mensagem do Presidente do...

Presidente do Rotary Inte...

ShelterBox, parceira de p...

Palestra no Rotary Club d...

Mensagem de setembro do ...

Dia Mundial de Combate à ...

Visita do Presidente do R...

Paz Positiva

O maior logotipo Rotary ...

The Rotarian Minute Histo...

Setembro: Mês da Educação...

Visita do Presidente RI a...

Declaração de Visão do Ro...

24 de outubro é o Dia Mun...

Portugal Rotário - Edição...

Brevemente no Porto e em ...

Revista Rotary Brasil - E...

Setembro 2023- Mensagem d...

Setembro 2023 - Mensagem ...

Relatório de Agosto do bl...

Rotary Institute Rome 202...

Setembro: Mês da Educação...

Atividades do Rotary de T...

INDICAÇÃO DE COORDENADOR ...

Rotários Famosos

Intercâmbio de Jovens

Reflexão rotária

Rotary no Coração das Amé...

The Rotarian Minute Histo...

END POLIO NOW

Rotary : Quantos Somos - ...

12agosto - Dia Internacio...

7 Áreas em Foco no Rotary

Presidente RI indicado pa...

Convenção Internacional d...

Agosto é o mês da filiaçã...

Proteção do meio ambiente

We are ROTARIANS

Agosto 2023- Mensagem da ...

Agosto 2023 - Mensagem do...

Revista Portugal Rotário ...

tags

assembleia internacional

atividades ri

badaladas

boletim mensal

boletins

bolsas

companheirismo

comunicação

conferência

conselho legislaçao

convenção

convenção 2017

convenção 2022

convenção2012

convenção2013

convenção2014

convenção2015

convenção2016

convenção2018

convenção2019

convenção2020

distrito rotario

divulgação

dqs

efeméride

estatisticas

formação

fotografias

frp

fundação rotária

governador

governador d1960

historia do rotary

ige

interact

jornais

lema

mensagem ri

noticias distrito

novas gerações

palestras

plano de actividades

pobreza e exclusão social

polio

portugal rotário

presidente 2013/14

presidente 2019/20

presidente ri

presidente ri 2014-15

presidente ri 2015-2016

presidente ri 2016/17

presidente ri 2017/18

presidente ri 2020/21

presidente ri 2021/2022

presidente ri 22/23

presidente ri 23/24

princípios rotary

programa mensal

quadro social

rc torres vedras

redes sociais

relações públicas

revista

revista municipal

rotaract

rotary brasil

rotary international

rotary leader

ryla

secretario ri

serviços

the rotarian

transmissão de tarefas

vog

voluntariado

vozes do rotary

todas as tags

Arquivos

Links

Pesquisar neste blog

 

ROTARY INTERNATIONAL no YOUTUBE

 

Rotary International no youtube


Sites de Interesse: