Embora viajar para o futuro ainda seja assunto de ficção científica, para encontrar um portal que nos leve de volta ao passado basta estar no lugar certo, na hora certa.
Isto foi o que senti na Fundição Marinelli, na pitoresca cidade de Agnone, na Itália, passando por sua enorme porta de madeira. Em instantes, senti que estava voltando a um tempo que já não existe. A cena que testemunhei foi a mesma que meus antepassados poderiam ter observado há mil anos.
Quatro trabalhadores compenetrados formavam um círculo dentro de um buraco e pisoteavam o chão e, com uma vara, socavam o solo levantando uma fina poeira no ar.
Era meados de março e, enquanto o ar lá fora era frio com ventos que atravessavam as montanhas cobertas de neve, o calor dentro da fundição aumentava rapidamente com o prazo para a produção do Sino do Centenário da Fundação Rotária se aproximando.
A família Marinelli tem feito sinos por cerca de mil anos, e hoje eles ainda trabalham da mesma maneira que seus ancestrais, à mão e fogo.
A palavra sino deriva do antigo deus do fogo conhecido como Baal, que significa “senhor ou mestre”. Em todas as épocas e países, o sino é um símbolo universal e um instrumento usado para se comunicar, notificar, alertar, convocar, marcar o tempo e chamar à ação. Por cerca de um século, tem sido utilizado pelos Rotary Clubs para marcar a abertura das reuniões e para simbolizar a ordem e a disciplina.
A renomada Fundição Marinelli, a única com o selo Pontifício do Vaticano, pertence a Armando e Pasquale Marinelli, irmãos que também são rotarianos. A dedicação da família pelo Rotary os levou a criar e doar um sino decorativo de 50 kg para celebrar o Centenário da Fundação Rotária.
O opulente e brilhante sino, feito de bronze, se assemelha ao que eles produziram em 2005 para o Centenário do Rotary Internacional, atualmente exibido na sede mundial em Evanston, EUA. Este novo sino, no entanto, é adornado com uma seleção de imagens, logotipos e palavras que contam a história da Fundação Rotária em todos os seus 100 anos.
Graças a todos os Rotary Clubs e Distritos italianos, este sino simbólico foi enviado a Atlanta. E lá ocupou um lugar de destaque na sessão de abertura da Convenção Internacional do Rotary de 2017, para saudar o novo século desta Fundação que Faz o Bem no Mundo.
Por Francesco Bruno, Especialista em Comunicação, Funcionário do RI
Fotos por Danilo Di Nucci
Rotary International
Rotary Torres Vedras
Apresentação nos 30 anos do Clube
The Rotarian
Torres Vedras
União Europeia
Misericórdias:
Jornais Regionais